2 de junho de 2013

A Família de Jesus

"Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará o meu juízo aos gentios. Não contenderá, não gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo." Mateus 12.18-20


Eu me esforço para imaginar o orgulho com o qual Deus (Pai) descreve seu filho amado (Jesus). Com palavras de amor, descrevendo o que sente e para que o enviou. Com suas palavras Deus (Pai) mostra que conhece seu filho!
Amor fraternal! É esse sentimento magnífico que só temos com nossos familiares... Isso quando temos! Mas creio que deveríamos amar dessa forma a TODOS! Sim... Todos nossos irmãos em Cristo!

Nessa primeira passagem Jesus mostra que veio para que TODOS possam ser salvos! Ele não "esmaga a cana quebrada", ou seja, Ele não enterra aqueles que estão mortos em seus delitos, mas os faz ressuscitar através de sua infinita graça! Jesus não "apaga a torcida que fumega", ou seja, não permite que deixe de brilhar em nós sua luz, mas nos reacende com o calor do seu amor!


Mateus 12 nos mostra coisas muito interessantes. Mostra que Jesus conhece muito da palavra de Deus e mostra também o quanto os fariseus são chatos e insistentes no mesmo erro! O erro de não se jogar aos pés de Jesus e reconhecê-lo como o verdadeiro Messias.
Mas existe uma passagem em específico que creio se destacar:

"Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe." Mateus 12.46-50

 Nossa! Que forte isso não?! Será que estava Jesus desprezando sua mãe e seus irmãos? Será que Jesus estava dando mais importância aquelas pessoas do que a sua própria família?

NÃO! Não é isso que esse texto quer dizer!

Com essa atitude Jesus mostrou o quanto se importava com seus discípulos. Que nada era mais importante do que estar ali com eles, dando seu tempo e conhecimento, sendo instrumento de ensino e crescimento daqueles que teriam grande responsabilidade no Reino assim que Ele se fosse!

Nós somos uma grande família! Somos irmãos em Cristo!

Ao não sair correndo dali para ver o que sua mãe e irmãos queriam dEle, Jesus mostrou ter grande amor com seus discípulos. Amor tão grande quanto Ele sentia por sua família. Estava então ensinando que essa família na fé é uma família que se ama por compartilhar da mesma fé e pelo compromisso que devem ter uns com os outros e não somente por compartilhar da mesma carga genética!

Porém não devemos pensar que deve ser dada mais importância aos nossos irmãos na fé do que a um familiar não convertido! Isso seria um grande erro! As pessoas que amamos e não conhecem esse nosso Senhor libertador precisam de nossa atenção e empenho para que venham a fazer parte deste povo abençoado.

Afinal, nessa Família sempre cabe mais um!

"Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha." Mateus 12.30


Nenhum comentário:

Postar um comentário